sexta-feira, 25 de março de 2011

MATÉRIA, ESSA DESCONHECIDA

A ciência fala-nos que a matéria é constituída por um conjunto de átomos agregados segundo determinadas regras. Vejamos então, de uma forma simplista, o átomo.
A mesma ciência diz que um átomo é constituído por um núcleo central rodeado por elementos (electrões) que giram em seu redor como se fosse um pequeno sistema solar em que o núcleo equivaleria a um Sol e os electrões aos planetas que orbitariam à sua volta (serve apenas como um exemplo visual pois as leis aplicadas em ambos são muito diferentes mas que servirá para esta explicação).
Se imaginarmos o núcleo de um átomo do tamanho de uma bola de futebol e o colocarmos no centro de um campo de futebol, a órbita do electrão mais próximo estaria bem para lá dos limites exteriores desse campo, ficando assim um imenso espaço vazio entre o núcleo e o electrão mais próximo.

A que conclusão isso naturalmente nos leva?
Que a matéria parece ser essencialmente oca, vazia, assim como acontece com o sistema solar onde existe um enorme espaço entre os planetas e a sua estrela.
No entanto percebemos a matéria como algo concreto, consistente e maciço.
Parece haver uma contradição entre o que percebemos como sendo matéria e o que os estudos científicos demonstram acerca da sua constituição.
Onde está o lapso?

Muitas questões se levantam para tentar explicar esta discrepância.
Haverá algo mais sobre a natureza do mundo que a nossa percepção não se apercebe? Será que há algo mais que a nossa ciência actual não consiga ainda atingir?
Este é um tema que está a deixar os cientistas perplexos e sem resposta. A matéria parecendo ser algo simples e corriqueiro é ainda um grande enigma.

Boa Vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário