segunda-feira, 28 de março de 2011

A REVOLUÇÃO ENERGÉTICA

Não é difícil de se perceber o quanto a energia é importante e influente na nossa vida. Usamos energia para quase tudo e já estamos tão habituados a usufruir dos seus benefícios que a utilizamos já sem pensar.
O nosso problema não está na energia em si, pois ela está disponível em todo o lado no mundo moderno, mas no seu preço que não pára de aumentar.
Por outro lado esse incremento do preço da energia acaba por se reflectir no custo de todos os produtos que necessitamos porque toda a cadeia de produção, fabrico, transporte, etc, utiliza energia.
Mais de 50% do custo de qualquer produto está na sua componente energética.
Há várias fontes de energia mas, as mais utilizadas como os combustíveis fósseis ou a energia nuclear são altamente poluentes e estão a arruinar o meio ambiente.
Fala-se muito da energia verde, não poluente como a solar, eólica e outras que deveriam ser mais baratas mas o seu avanço tem sido tão lento, tão lento que não notamos qualquer diferença nem no ambiente nem nos nossos bolsos.
Se pensarmos em como nos tornámos tão dependentes de energia podemos perceber o quanto podem lucrar aqueles que a produzem ou distribuem.
A energia tornou-se num grande negócio e quem beneficia dele não o quer perder. Talvez isso seja um indicador do lento progresso das chamadas energias alternativas.
O lobby do petróleo e o da energia nuclear estão em guerra constante entre eles e tudo farão para permanecerem dominantes nesta área e, qualquer outra fonte de energia que poderia eventualmente colocar em risco o seu império será um verdadeiro inimigo a abater.
E é isso que tem acontecido.
Muitas outras fontes de energia não poluentes e baratas foram descobertas mas, através de meios obscuros como o suborno, chantagem e mesmo o assassinato têm sido escondidas e subtraídas da humanidade.
Essas fontes energéticas teriam transformado toda a vida no planeta e não teriam contribuído para o problema da poluição com que agora nos confrontamos mas infelizmente, a ganância de alguns se sobrepôs ao bem-estar de toda a humanidade.
Mas isso está para acabar.
Brevemente, ainda este ano, serão dadas a conhecer diferentes fontes de produção de energia que revolucionarão a vida no planeta. Desta vez eles não vão conseguir obstruir a sua divulgação.
Imaginem poder ter acesso a uma fonte de energia barata e não poluente e que pudessem dela usufruir sem ficarem dependentes de qualquer monopólio estatal ou multinacional.
Se tiveram a paciência de ler este artigo até aqui ficam com esta boa novidade para iluminar e dar alguma esperança a um futuro melhor embora tudo pareça bastante negro.

Boa vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário