terça-feira, 17 de maio de 2011

VITAMINA D

Origem: Wikipedia
“A Vitamina D (ou calciferol) é uma vitamina que promove a absorção de cálcio (após a exposição à luz solar), essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes, actua também, como recentemente descoberto, no sistema imunitário, no coração, no cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas. É uma vitamina lipossolúvel obtida a partir do colesterol como precursor metabólico através da luz do sol e de fontes dietéticas. Funcionalmente, a vitamina D actua como um hormônio que mantém as concentrações de cálcio e fósforo no sangue através do aumento ou diminuição da absorção desses minerais no intestino delgado. A vitamina D também regula o metabolismo ósseo e a deposição de cálcio nos ossos”.

A vitamina D é um elemento essencial para a protecção e fortalecimento da nossa saúde e podemos obtê-la de forma natural e gratuita através da simples exposição da pele aos raios solares. Cerca de 30 minutos de exposição diária serão suficientes para o fornecimento de uma boa dose de vitamina D.


Parece não ser difícil obter a dose diária necessária de vitamina D mas (não conheço estudos sobre a incidência de falta de vitamina D na população portuguesa) mas podemos reconhecer que apesar de vivermos num país com muito sol, muita gente passa os dias em lugares não muito ensolarados.

Segundo estudos uma grande percentagem da população apresenta níveis deficitários de vitamina D, estando assim mais vulneráveis.



Portanto, pela nossa saúde, vamos todos apanhar Sol (sem exageros), bastam uns bons 30 minutos para encher o tanque de vitamina D e... é grátis.

Boa vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário