segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

DE VOLTA AO GOOGLE


Olá a todos.

No meu último spot aqui no Blogspot despedi-me da Google devido, como expliquei, à sua nova política de privacidade que entra em vigor a partir de 1 de Março.

A minha reacção foi imediata e, sem pensar duas vezes, tratei de dar início a um novo espaço no Blog da Wordpress, onde pretendia dar continuidade ao Olhar x Ver.
Abri também outra conta de mail fora da esfera da Google.

Só depois de ter feito tudo isto é que realmente comecei a raciocinar a frio e a ponderar sobre o assunto, chegando cada mais à conclusão que tinha havido alguma precipitação na minha decisão e que esta só iria prejudicar Olhar x Ver e o seu propósito.

A minha opinião sobre a nova política de privacidade da Google não mudou mas esta é uma entidade colossal na net com uma rede gigantesca global onde tudo e todos estão interligados.
É assustador vejam aqui:


É assustador e, como viram, a minha primeira reacção foi afastar-me.
Foi medo? Prudência?

A primeira função de Olhar x Ver é tentar mostrar uma outra perspectiva do mundo, normalmente escondida ou disfarçada, e pretende chegar ao maior número de pessoas possível.
Ora a rede global de ligações da Google é a melhor ferramenta para tentar atingir esse fim.

Há a possibilidade de controlo?

Com a internet aconteceu algo semelhante.
Se foi criada ou desenvolvida como uma nova plataforma de influência ou controlo (como a rádio e a TV), ela inverteu os papéis, servindo agora de um instrumento de união, contacto, troca de ideias e difusão de acontecimentos em tempo real entre a população a nível mundial.

Com a Google pode acontecer o mesmo. Se está com tiques de controlo, pode ser o tiro lhe saia pela culatra.

Fornecer (ou colocar na rede) o mínimo (imprescindíveis) de informações pessoais é também uma forma de defesa muito importante.

Além disso Olhar x Ver é uma gota de água no oceano de Blogs e Sites do género. Apesar de crescente (o que parece estar a servir o seu propósito), a sua importância é irrelevante e não perturba o gigante.

Peço desculpa por qualquer inconveniência.
Antes de anular o outro Blog, irei transferindo para aqui os artigos lá colocados nos últimos dias para estes ficarem aqui arquivados e disponíveis.

Boa Vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário