quarta-feira, 2 de maio de 2012

O MUNDO ESTÁ AO CONTRÁRIO

Ninguém pode negar que o mundo mudou depois do 11 de Setembro de 2001.
A destruição das torres gémeas tornou-se num dos factos históricos mais conhecidos no mundo.


Ainda se lembram como era o mundo e as pessoas antes dessa tragédia?
O mundo mudou muito e as pessoas também. Todos perdemos alguma inocência confrontados com uma nova realidade impensável até esse momento.
Novas questões surgiram, multiplicavam-se dúvidas por esclarecer, nascendo assim as chamadas teorias da conspiração.


A democracia sempre esteve ligada aos Estados Unidos desde o seu nascimento. Escutei muitos apelidos do género 'o país mais democrata do mundo' e muitas referências à simplicidade funcional da sua Constituição.


Por outro lado tínhamos a China vermelha, o papão comunista, o eterno violador dos direitos humanos.


Actualmente, pouco mais de uma década depois do 'ataque terrorista', os Estados Unidos estão bem diferentes... e a China também.


BaracK Obama tem assinado leis que envergonhariam qualquer democracia por mais incipiente que fosse. Aliás, ele não só está, a pouco e pouco, a apagar as letras da palavra democracia, mas mais do que isso, está a substitui-las por outras.


Vejamos algumas das suas leis:
- Qualquer cidadão pode ser detido por tempo indeterminado, interrogado ou até mesmo torturado, sem direito a defesa/julgamento. Bastando para isso ser suspeito de ser um terrorista.
- Barack Obama deu a si mesmo o poder de impor a lei marcial no país, mesmo quando este não esteja em guerra.
- A sua última pérola para ruir de vez o que era a democracia naquele país é uma lei que considera a liberdade de expressão e de protesto, um crime.




Da original Democracia já poucas letras restam. O que salta agora à vista já é Tirania.


Por outro lado a China, parece ir no caminho inverso.
De acordo com esta reportagem, a China prepara-se para abraçar a democracia.


"Segundo uma fonte de alto nível em Pequim, os principais líderes do Partido Comunista Chinês chegaram a 4 pontos de consenso que serão anunciados no 18º Congresso do partido.
O teor da decisão é que a China tomará o caminho da democracia.


Os quatro pontos de consenso:
1. Pessoas de todas as esferas da vida, partidos políticos e organizações sociais deverão enviar representantes para formar um comité para preparar uma nova constituição. Irão elaborar uma nova constituição que proteja os direitos dos cidadãos para formarem livremente associações e partidos políticos.
2. Será anunciado que o Partido Comunista Chinês terminou a sua missão histórica como partido no poder. Os membros do partido precisarão de ser novamente registados, com a livre escolha de reentrar no Partido ou deixá-lo.
3. "June 4", Falun Gong e todos os grupos que tenham sido indevidamente perseguidos no processo da sua devoção à democratização da China, terão os seus processos revistos e receberão compensações.
4. Os militares serão nacionalizados."


Consulte toda a reportagem aqui.


O mundo está mesmo diferente. Até o bicho-papão mudou de continente.
E se vive na Europa, na chamada União Europeia, também ainda pensa que vive em democracia?


Boa Vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário